Preparatório Vestibular (Enem e UERJ)
Sr. e Srª Responsável, tendo em vista a ausência de conhecimento nos anos de 2020 e 2021 por conta do COVID-19, o curso cbf oferece um projeto de resgate onde revisamos parte do fundamental e das matérias pertinentes ao 1º e 2º ano do ensino médio, proporcionando assim um resgate dos fundamentos não absorvidos.
E de bom tom citar que esses alunos puderam fazer em horários alternativos o projeto junto as turmas do fundamental revivendo a base (sem custo adicional), ou seja o aluno matriculado no turno da manhã poderá vir a tarde e o aluno da tarde poderá vir no turno da manhã caso haja disponibilidade.
Afirmamos tratar-se de um projeto de aplicação das matérias de 3º ano, no qual os senhores pagaram um valor e receberam gratuitamente o reforço incluindo nesse projeto alternativo todos o material disponível as turmas pertinentes.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova anual que tem o objetivo de avaliar a qualidade do Ensino Médio em escolas de todo o País. Ele é a principal porta de acesso a cursos em universidades públicas e privadas. Além disso, essa prova garante a estudantes de baixa renda o acesso aos programas governamentais de bolsas de estudo ou financiamento com juros reduzidos.
Organizado pelo Ministério da Educação, esse exame é composto por 180 questões e uma redação. Os conteúdos abordados envolvem o que o aluno aprender nos três anos do Ensino Médio, divididos nas seguintes áreas:
• Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia
• Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia
• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
• Matemática e suas Tecnologias: Matemática
O Enem traz uma série de vantagens aos candidatos. A principal delas é viabilizar a entrada em universidades sem a necessidade de fazer o vestibular. Além disso, ele dá acesso a programas como o Sistema de Seleção Unificada (SiSu), que oferece vagas em universidades públicas com base na nota obtida no exame.
O acesso a faculdades particulares também é beneficiado pelo Enem. É com base nesta nota que o Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudos parciais (50%) e integrais (100%) para estudantes brasileiros que ainda não tenham um diploma de Ensino Superior. O FIES, programa de financiamento estudantil do Governo Federal, permite que o candidato financie entre 50 e 100% das mensalidades da faculdade particular a juros baixos – tudo com base na nota do Enem.
Fonte: descomplica.com.br/tudo-sobre-enem/enem/o-que-e-o-enem/

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), é uma das melhores universidades do país, é a única universidade pública do Estado do Rio de Janeiro que não adere ao Enem nem ao SiSu como sistema de seleção. Isso quer dizer que quem pretende concorrer a uma vaga na UERJprecisa estar atento às especificações do processo.
O Vestibular UERJ ocorre uma vez por ano e é constituído de duas fases: Exame de Qualificação e o Exame Discursivo. A primeira fase consiste em uma prova de múltipla escolha contendo questões de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Nessa fase não se faz a escolha do curso de graduação. O Exame de Qualificação ocorre duas vezes ao ano.
Os alunos aprovados no Exame de Qualificação passam para a segunda fase, devendo se inscrever para o Exame Discursivo. Essa é a hora de escolher o curso e de fazer a opção pelo sistema de cotas, caso o candidato tenha direito.
As provas da segunda fase são de Redação e mais duas disciplinas específicas que estão relacionadas com o curso escolhido. Os resultados dos dois exames só são válidos para o ano em questão.
Fonte: https://www.stoodi.com.br/blog/vestibular/uerj/